Como a Internet das Coisas está transformando as empresas
Se existe um consenso sobre os aprendizados da Covid-19, para as empresas, esse é o de que quem não está conectado e se aprimorando, vai ficar pra trás. Atualmente, é praticamente impossível pensar em uma empresa que sobreviveu ao cenário da Covid e que não passou a ter uma presença digital muito forte. E uma das tecnologias que “pegou carona” nesta modernização acelerada das empresas foi a IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas, em português.
Antes de mais nada, vamos relembrar o que é IoT?
Nos dias de hoje, dificilmente encontraremos uma pessoa que não utilize ao menos um dispositivo inteligente. Quase tudo o que fazemos em nossas vidas gera informações relevantes para as empresas e seus negócios. Os relógios inteligentes monitoram cada passo que damos e sentem cada batida do nosso coração.
Os smartphones sabem nossa localização a qualquer momento, nossos hobbies, para onde vamos nas férias e o que estamos pensando em comprar. Algumas vezes isso beneficia o cliente e em outras, o fabricante do produto. No final das contas, estamos todos emergindo em um mundo de Internet das Coisas (IoT) que, em sua maior parte, traz conveniências a todos.
O uso dessa tecnologia no mundo dos negócios não é diferente. Os dispositivos IoT registram e transferem dados para monitorar processos importantes, nos fornecem novos conhecimentos, aumentam a eficiência e permitem que as empresas tomem decisões mais certeiras.
Estes dispositivos IoT mostram às organizações o que realmente está acontecendo. E a grande quantidade de dados que eles reúnem são usados por sistemas de Inteligência Artificial, que podem identificar padrões de uso ou comportamento que estavam ocultos anteriormente.
Internet das coisas no mundo dos negócios
O uso dessa tecnologia no mundo dos negócios teve um “boom” nos últimos dois anos, muito por causa do cenário da Covid-19, que acelerou processos e fez com que a presença digital das empresas se tornasse algo praticamente obrigatório.
Neste contexto, a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) começou a ser percebida por líderes empresariais de praticamente todas as regiões do planeta e de todos os segmentos da economia, como estratégica para seus negócios, o que deverá refletir nos números de quem presta algum serviço ou vende algum produto ou matéria-prima para as grandes empresas.
Segundo especialistas da Datora/Arqia, líder no segmento de IoT/M2M, as integrações de sensores, dispositivos de comunicação e chips de identidade que estão continuamente se cruzando com os mecanismos de nuvem e analíticos, resultaram em uma nova era de automação nas empresas.
E os impactos de quem adotou essa onda de automação já começaram a serem sentidos nos relatórios para tomada de decisão. Isso porque a IoT fornece feedback constante, o que facilita essa tomada de decisão para organizações de todos os tamanhos.
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Setores que estão se transformando com a Internet das Coisas
Muitos são os setores que estão se transformando com a Internet das Coisas, mas conseguimos elencar os principais e que saíram na frente:
- Agricultura
- Saúde
- Energia
- Automotivo
- Manufatura
- Transporte
Exemplos de aparelhos que estão sendo conectados:
- Rastreamento de ar
- Câmeras
- Sistema de segurança
- Tomada elétrica
- Termostato
- Forno
E tantos outros, sejam residenciais, comerciais ou industriais.
Após serem “plugados”, os dispositivos IoT registram e transferem dados para monitorar processos importantes, nos fornecem novos conhecimentos, aumentam a eficiência e permitem que as empresas tomem decisões mais certeiras. Estes dispositivos IoT mostram às organizações o que realmente está acontecendo.
4 Vantagens que a Internet das Coisas traz para as empresas
1 – Experiência do usuário
Além de trazer mais dinamismo e proximidade entre empresa e cliente, a coleta de informações tem ajudado as empresas a aperfeiçoar a experiência de seus clientes. Ou seja, equipamentos conectados em manufatura, aviação, cadeia de suprimentos, agricultura, saúde e tantos outros setores estão criando mais fluxos de dados e maior potencial de análise.
Além das empresas serem capazes de ter percepções muito mais amplas sobre suas operações, também obtêm conhecimentos (que antes eram desconhecidos) sobre seus clientes (hábitos de consumo e estilo de vida).
Ao entender melhor seus clientes, uma empresa se torna capaz de atender melhor às suas necessidades e melhorar a experiência de usuário. De muitas maneiras, o setor de varejo está na vanguarda das inovações impulsionadas pela tecnologia nesta área, pelo menos do ponto de vista da percepção das pessoas. Um bom exemplo de empresa que prospera em uma estratégia baseada em dados é a Amazon.
Recentemente, a solução de tecnologia IoT passou da etapa experimental para gerar valor de negócios, pois desempenha um papel vital na transformação digital de todas as organizações, cujo crescimento contínuo se tornará uma grande força de digitalização em todas as empresas.
Ao conectar todos os nossos dispositivos à Internet, o mercado de IoT (incluindo software, hardware, integração de sistemas e serviços de dados e telecomunicações) está em alta velocidade e deve bater US$ 31 bilhões neste ano 2022, segundo relatório da Juniper Research.
2 – Controle de Estoque e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Os aplicativos IoT permitem o gerenciamento do inventário, concedendo algumas opções de controle automático. Da mesma forma, rastrear ativos na cadeia de suprimentos com IoT pode ser uma solução ideal para capturar os produtos que sumiram em trânsito. A IoT auxilia não apenas no gerenciamento de estoques em galpões de armazenamento, mas também serve como um sistema de vigilância e análises, evitando roubos.
Por exemplo, a Amazon aumenta sua capacidade de remessa ao envolver robôs WiFi para realizar varredura de códigos QR em seus produtos e rastrear seus pedidos. Intimamente ligado à eficiência e produtividade está o esforço para reduzir o desperdício, para o qual o rastreamento da IoT é parte integrante.
Normalmente, quanto mais componentes existem em uma operação de negócios, mais ela se beneficia da implementação da IoT. Isso fez com que a indústria da cadeia de suprimentos se tornasse a maior adotante da IoT até o momento.
3 – Reduções de custo e do tempo de inatividade
Um dos benefícios da IoT é a redução nas despesas operacionais e no tempo de inatividade. Por exemplo, a tecnologia digital dupla – modelos digitais de ativos físicos construídos a partir de dados em tempo real, seja na forma de dados puros ou como representações 3D – é um diferenciador competitivo importante em aplicações industriais de IoT.
Imagine a falha de um componente pequeno, mas crítico em uma instalação industrial, causando horas ou dias de inatividade enquanto é rastreada e corrigida. Agora imagine cada parte dessa instalação sendo representada de forma digital, capaz de mostrar aos engenheiros onde pode ocorrer uma falha semanas antes dela acontecer.
Como resultado, uma breve manutenção programada é capaz de evitar qualquer interrupção na produção. Este tipo de tecnologia pode ajudar a reduzir os custos operacionais e o tempo de inatividade do sistema em fábricas e outras instalações industriais. Essa tecnologia pode fornecer benefícios em muitos setores, como em oil&gas, utilities, manufatura e cadeia de suprimentos.
4 – Eficiência e ganhos de produtividade
Ao conectar os processos-chave de uma empresa, os líderes podem identificar com mais facilidade maneiras de aumentar a eficiência e a produtividade. Graças a esses ganhos, as empresas esperam que a IoT Industrial amplie as receitas em US$ 154 milhões, de acordo com um relatório recente da Inmarsat.
Algumas indústrias têm usado a tecnologia IoT para projetar estações de trabalho menos estressantes fisicamente e para aprimorar seus processos de faReduções de custo e do tempo de inatividade Eficiência e ganhos de produtividade 16 bricação.
Ao rastrear com precisão os movimentos de seus trabalhadores, a empresa consegue introduzir mudanças baseadas em dados em seus processos de produção, tornando-os mais seguros e eficientes.
Os mesmos princípios podem ser aplicados às máquinas para identificar gargalos ou problemas nas linhas de produção, por menores que sejam.
A Arqia no mercado de IoT
A Arqia é especializada em IoT e oferece plataforma e serviços de conectividade, contando com um amplo portfólio de planos de dados focados em IoT, banda larga móvel e SMS corporativo. A empresa ajuda outras empresas na transformação digital e a inovarem seus processos tarefas e rotinas com segurança e mais simplicidade, em vários setores da economia como o automotivo, industrial, eletroeletrônicos, logística, saúde, energia, financeiro, agrícola e de segurança.