Perguntas Frequentes Arqia

Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as respostas das perguntas mais comuns sobre a ARQIA para que utilize nossos serviços sem preocupações.

Assuntos Gerais

1. Já adquiri o plano para a minha empresa, como posso saber o status do Pedido?

As informações sobre o pedido estão disponíveis com seu Executivo de Vendas ou através da Central de Relacionamento pelo telefone 0800 887 1599.

2. Como posso gerenciar e monitorar o tráfego on-line dos acessos da minha empresa?

No momento de contratação do serviço, a Central de Atendimento ARQIA lhe informará o login e senha para gerenciamento das suas linhas na Plataforma de Gestão (suspensão, reativação e entre outras funcionalidades), disponível em www.arqia.com.br/plataformadegestao.

Para a visualização de tráfego on-line de cada um dos acessos e status dos acessos (ativo, suspenso ou cancelado) o administrador da empresa deve acessar o site www.arqia.com.br/plataformadeconsumo. O login e senha também serão fornecidos pela Central de Atendimento da ARQIA.

Caso tenha esquecido os dados de acesso de alguma das plataformas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do telefone 0800 887 1599.

3. Como posso solicitar a suspensão/bloqueio das linhas da minha empresa?

A suspensão e o bloqueio podem ser solicitadas através da Central de atendimento: 0800 887 1599 de qualquer operadora ou telefone fixo.

4. Como posso pedir novas linhas para o meu portfólio?

As solicitações de novas linhas podem ser feitas diretamente através do seu executivo de contas ARQIA. Caso não se recorde o contato, a mesma poderá ser feita através da Central de Atendimento ou via chat no site. Central de atendimento: 0800 887 1599 de qualquer operadora ou telefone fixo.

5. Posso alterar meu plano a qualquer momento?

Sim, você pode alterar planos que estejam dentro da mesma família de serviços. Caso deseja mudar para plano de outra família é necessário também efetuar a troca de SIM card. Importante consultar seu Executivo de Contas para verificação do contrato vigente e suas regras de permanência.

Assuntos Comerciais

1. Quando adquiro os SIM Cards da ARQIA como recebo a primeira cobrança?

  • A primeira cobrança recebida é referente ao SIM Card e é enviada junto com os SIM Cards.
  • A cobrança da mensalidade ocorre dentro do ciclo de faturamento, o primeiro ao último dia do mês. Caso o SIM Card seja ativado em outra data que não o primeiro dia do mês a cobrança será proporcional (pró-rata). Os boletos e faturas referentes à mensalidade são encaminhados via e-mail, de acordo com a data de vencimento e e-mail preenchidos no Termo de Adesão.

2. Como é feita a apuração da mensalidade da mensalidade dos meus SIM cards?

A apuração da cobrança da mensalidade é realizada de forma mensal, ou seja, contempla do primeiro ao último dia do mês.

3. Posso compartilhar a franquia de dados adquirida entre meus SIM Cards da ARQIA?

Os SIM Cards da ARQIA podem ser habilitados na modalidade compartilhada, ou seja, a soma das franquias contratadas será compartilhada entre os SIM Cards da conta. A modalidade compartilhada não está disponível para os planos Pay As You Go.

Observação: Para que as franquias das linhas sejam compartilhadas, elas devem ter a mesma tecnologia. Exemplo: Linhas M2M Padrão só podem ser compartilhadas com outras linhas de M2M Padrão.

4. Existe cobrança de valor excedente após atingir minha franquia contratada?

  • Para os planos M2M Padrão Compartilhados existe cobrança de MB excedente. Após utilizar toda a franquia contratada na conta compartilhada, será gerado consumo excedente, caso o cliente não opte pelo bloqueio.
  • O cálculo da franquia total disponível na conta compartilhada é feito através da soma das franquias dos SIM Cards adquiridos.
  • Exemplo: Foram contratadas 10 Linhas M2M Padrão de 10 MB e 05 linhas M2M Padrão de 5 MB. O saldo total disponível para compartilhar entre as linhas será de 125 MB.
  • Para os demais Planos da ARQIA Connect 4.0 compartilhado e Banda larga compartilhado, o tráfego é bloqueado após o consumo total da franquia contratada.

5. Se não utilizar toda a minha franquia mensal contratada, posso utilizar a quantidade remanescente no próximo mês?

A franquia é renovada a cada mês, não sendo possível utilizar o saldo restante do mês anterior.

6. Posso utilizar um SIM Card de M2M para baixar conteúdo da internet?

A ARQIA disponibiliza soluções para dois segmentos de utilização de dados: M2M e Banda Larga.

  • A solução M2M (Machine-to-Machine) oferecida pela ARQIA é ideal para conectar maquinas, dispositivos e aparelhos à internet sem necessidade de intervenção humana, e com baixa utilização de dados transformando-os em recursos inteligentes. Dessa forma, é possível automatizar, otimizar e agilizar processos que envolvam a coleta e tratamento de dados.
  • Os SIM Cards de Banda Larga da ARQIA possuem conexões de internet que possibilitam a navegação em alta velocidade, com planos de cobertura 4G para todo o Brasil. Com este serviço é possível utilizar internet móvel em tablets, roteadores, celulares e outros aparelhos. É possível também utilizar aplicações de streaming, GPS, entre outras.

7. Como é realizado a cobrança de SMS?

O SMS é tarifado de forma individual, ou seja, a cada SMS enviado. A apuração dos envios é feita mensalmente.

8. Como faço para solicitar a 2ª via da minha fatura? Este serviço é tarifado?

A 2º via da fatura e o boleto bancário poderá ser solicitada através da Central de Atendimento ou seguindo o passo-a-passo no link: https://arqia.com.br/2a-via-de-boleto/. Essa solicitação é gratuita e será disponibilizada através de envio por e-mail ao cliente. Central de atendimento: 0800 887 1599 de qualquer operadora ou telefone fixo.

9. Já paguei minha fatura em atraso, porém minha linha continua suspensa. O que faço para reativar?

O prazo para desbloqueio da sua linha é de até 5 dias úteis após a data do pagamento do boleto bancário. Caso já tenha passado tal prazo, entre em contato com a nossa Central de atendimento: 0800 887 1599 de qualquer operadora ou telefone fixo.

10. Como faço para alterar a data de vencimento de minha fatura?

A solicitação de alteração de data de vencimento poderá ser feita somente uma vez por mês através da Central de Atendimento. Central de atendimento: 0800 887 1599 de qualquer operadora ou telefone fixo.

11. Como faço para pagar minha fatura?

O boleto bancário poderá ser pago em qualquer banco até a data de vencimento. Após a data, será necessário entrar em contato com a nossa central de relacionamento para pedir um novo boleto. Sua empresa poderá pagar o boleto bancário após a data do pagamento, somente no banco emissor. Central de atendimento: 0800 887 1599 de qualquer operadora ou telefone fixo.

12. Posso cancelar minhas linhas a qualquer momento?

Sim, a ARQIA presa pela fidelização dos seus clientes através da qualidade de seus serviços e não pratica multa para os clientes que resolverem deixar à operadora. Salvo o cliente que receber benefícios adicionais (desconto em planos, desconto em aparelhos), assinando o Contrato de Permanência ao serviço Móvel Pessoal.

13. Quando estou em deslocamento (em outro DDD), como sou tarifado?

O uso de dados tem um preço único independente do estado a qual o acesso esteja. Não há tarifas extras se deslocado fora de seu estado de origem.

Assuntos Técnicos

A conexão entre o SIM Card e o equipamento pode apresentar falhas por diversos motivos. Para que fique mais fácil identificar as falhas e adotar as providências corretas para cada uma, listamos abaixo os principais problemas que causam falha na conexão.

1. Configuração de APN

Para que os SIM Cards possam trafegar normalmente na rede de dados, eles precisam estar corretamente configurados com o nome da APN (Access Point Name ou Nome do Ponto de Acesso) da ARQIA. Quando o SIM Card encontra sinal, mas não consegue enviar e receber dados, provavelmente a configuração da APN está incorreta.

Caso você tenha dúvidas sobre como configurar a APN, acesse https://arqia.com.br/configuracao-de-apn/  ou entre em contato com nossa Equipe de Atendimento.

2. Bloqueio do pacote de dados/ Pacote de dados insuficiente

Quando a franquia de dados contratada é atingida, o tráfego de dados é bloqueado. A partir desse momento, o SIM Card não terá mais acesso à rede até que a franquia seja renovada.

Na ARQIA você pode gerenciar o consumo dos seus SIM Cards através da Plataforma de Consumo. Assim, você conseguirá mensurar se a franquia contratada é suficiente para atender suas necessidades, ou se será necessário um upgrade de plano.

Caso seja necessário realizar upgrade, você deve entrar em contato com seu executivo. Lembramos que você pode deixar o upgrade pré-autorizado no momento do preenchimento do Termo de Adesão. Nesse caso, para realizar o upgrade basta entrar em contato com a nossa Equipe de Atendimento.

3. SIM Card não instalado corretamente

Caso seu SIM CARD esteja mal posicionado no equipamento, é provável que você não consiga se conectar à rede. Por isso, é importante garantir que a parte metálica do SIM Card esteja posicionado de forma correta em relação ao componente eletrônico do seu equipamento.

4. SIM Card danificado

Caso seu SIM Card esteja danificado, você não conseguirá se conectar à rede. SIM Cards podem ser danificados devido a desgaste durante o manuseio, ou danificação das estruturas metálicas, principalmente em SIM Cards utilizados em aplicações M2M, como rastreadores, que são submetidos a altas temperaturas.

Caso seu SIM Card tenha sido danificado, entre em contato com nossa Equipe de Atendimento.

5. Desconexão do equipamento/dispositivo

Em equipamentos que se encontram em movimento, é comum que o SIM Card perca a comunicação com antena ao trafegar por áreas de sombra. Nesses casos, muitas vezes após os equipamentos reentrarem em uma área coberta, o tráfego é restabelecido automaticamente. Contudo, quando não, é necessário fazer o reset das linhas.

Na ARQIA você pode executar o reset de forma rápida e fácil através da Plataforma de Gestão. Basta acessar o menu Linhas e escolher a opção Reset de Linhas.

6. Sinal parcial

Caso o sinal da operadora seja insuficiente na localidade em que o dispositivo se encontra, é provável que a conexão não seja estabelecida ou fique instável. Nesses casos, você pode tentar uma melhora de sinal reposicionando seu dispositivo, de preferência em locais abertos e longe de materiais metálicos e eletrodomésticos.

Para locais em que a cobertura da Rede Primária da ARQIA é insuficiente, oferecemos uma Tecnologia exclusiva denominada Connect 4.0. Através dela, seus SIM Cards poderão trafegar na Rede Secundária, ou seja, nas demais operadoras com rede disponível na sua região.

7. Quando perco o sinal o que devo fazer?

A perda de sinal ocorre por indisponibilidade temporária de cobertura. Se o SIM Card está em um local onde usualmente possua rede disponível, entre em contato com a Central de Atendimento para que possa ser investigado o problema.
Central de atendimento: 0800 887 1599 de qualquer operadora ou telefone fixo.

8. Problemas no dispositivo

Caso o seu equipamento esteja com alguma falha no sistema operacional, é provável que ele perca a comunicação com o SIM Card.

Caso seu aparelho trave e perca a conexão de dados, recomendamos que seja feito o reset físico do aparelho. Isso fará com que o sistema operacional reinicie e busque novamente a rede.

Perguntas sobre o Connect 4.0

1. O que é o plano Connect 4.0?

O Connect 4.0 é uma solução inovadora e única no mercado exclusiva para dispositivos que utilizam a tecnologia M2M que provê otimização de tempo, custos e praticidade. Através de uma tecnologia exclusiva e própria da ARQIA, oferecemos à sua empresa uma maior disponibilidade de sinal e melhor cobertura em todo território nacional. Você também pode optar por planos com cobertura em mais de 30 países ao redor do mundo sem nenhum custo adicional.

2. Por que adquirir o Connect 4.0?

Este plano tem o melhor custo benefício e foca nos mercados que precisam de mobilidade e garantia de conexão. Este plano também possui tecnologia OTA (over-the-air) que possibilita configurações remotas nas linhas. Além de todos os benefícios, oferecemos duas opções de planos para o Connect 4.0:

  • Franquias Individuais, com mensalidade de valor fixo e sem cobrança de dados excedentes, dando à sua empresa garantia e controle de custos.
  • Compartilhado Dinâmico, plano em que há a possibilidade de compartilhamento da soma das franquias contratadas entre os SIM Cards, garantindo o melhor aproveitamento dos MB contratados.

3. Quais os principais benefícios do plano para a minha empresa?

  • Melhor cobertura;
  • Alta conectividade: mais segurança e controle;
  • Plataforma de Gestão (ativação e controle);
  • Tecnologia OTA (over-the-air)
  • SIM Card Robusto;
  • Amplo portfólio de planos que variam de 2MB até 100 MB;
  • Atendimento técnico e exclusivo;
  • Roaming Internacional em mais de 30 países, sem custo extra;
  • Opção de Compartilhamento de dados entre SIM Cards.

4. Como faço para contratar algum plano Connect 4.0?

Para ser cliente ARQIA é necessário entrar em contato com nossa Central de Televendas, pelo telefone: 0800 887 1599, ou através do chat de Televendas no site para falar com um consultor online. Consulte as opções de planos disponíveis em: https://arqia.com.br/connect-4.0/

5. Neste plano, posso utilizar SMS?

Sim, o serviço de SMS está disponível para todos os planos do Connect 4.0, tanto para planos nacionais, como para os planos com Roaming Internacional habilitado.

6. Já tenho um plano M2M (Compartilhado, Individual ou Pay as You Go), mas gostaria de mudar para o Connect 4.0. O que devo fazer?

A migração para esse plano deverá ser solicitada ao seu Executivo de Contas. Será necessária a troca do seu SIM Card atual, e você poderá migrar para qualquer plano Connect 4.0, incluindo o Compartilhado Dinâmico. Entre em contato pela Central de Atendimento: 10542 – de qualquer operadora ou telefone fixo – ou 0800 887 1599.

7. Posso utilizar o serviço fora do Brasil?

Sim, com esse plano é possível utilizar o serviço de Roaming Internacional nos países parceiros detalhados em https://arqia.com.br/connect-4.0/ . Esse serviço já está incluso no preço da mensalidade do seu plano.

8. Quais são as formas de pagamento do Connect 4.0?

A forma de pagamento é via boleto bancário. A fatura é enviada via correio ou via e-mail dependendo da escolha do cliente na hora da assinatura do termo de adesão.

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