Internet das Coisas

Carnaval 4.0

Carnaval 4.0

Enfim chegamos ao carnaval.

Período esperado por muitos, pois a maior festa popular do mundo é o momento de descontração, alegria e descanso.

Nas grandes e pequenas cidades do Brasil, a festa na rua é vista como a melhor parte deste feriado criado pelos colonizadores portugueses entre os séculos XVI e XVII.

Mas já agora em nossa realidade, no século XXI, a festa não mudou, mas a forma com a qual tratamos sim.

Em mundo conectado é possível ver que a Internet das Coisas (IoT) está completamente presente neste mundo, caracterizado por ações dentro da sua cidade natal ou do local que você prefere aproveitar a folia.

Vamos pensar em um dia normal de qualquer folião, que pretende sair de sua casa e curtir sua festa preferida ao ar livre.

Começamos antes mesmo da folia: em casa.

Ao utilizar o conceito de casa inteligente onde objetos e eletroeletrônico conectados, podemos pensar em nossa rotina. Logo ao acordar você já usa o seu celular para fazer o seu despertar e utilizar a ação de horário mundial caso você não esteja na sua cidade local. Logo após, utilizando seu mesmo smartphone, você consegue programar sua cafeteira para ter aquele café quentinho e pronto para ter energia para seu dia, de forma rápida, simples e segura.

Depois de acordar e tomar o seu café, é hora de sair não é mesmo?

Ao sair, usamos fechaduras usadas remotamente, também via smartphone, onde é possível que você destranque sua porta utilizando a tecnologia IoT ou mesmo no portão de sua garagem, do lado de fora de casa, que também podem ser acionados remotamente ou por proximidade. Fácil não?

Sua casa ficou sozinha, mas quem irá fazer a segurança?

A segurança patrimonial também é beneficiada. Toda cadeia de segurança é interligada a sua central de monitoramento por conectividade sem fios, ou seja, as câmeras internas e externas da sua casa são passiveis de monitoramento remoto além do patrulhamento de vigilantes onde é possível controlar a rota e localidade em real time dos mesmos. Portanto, haverá segurança da sua residência onde você estiver.

E agora, como o IoT pode ajudar no meu transporte?

As cidades conectadas (Smart  Cities), auxiliam na experiência do usuário de transporte colhendo dados de relatórios de emissão de tickets e horários de rotas através de rastreadores de GPS conectados aos veículos. Com esta adoção, o serviço avisa aos passageiros sobre possíveis atrasos ou problemas no percurso além de prever a demanda em diferentes dias e horários e ajustar o serviço para melhorar a aplicabilidade do transporte. Neste, vista a sazonalidade do carnaval, o IoT vai prever um aumento de usuários do transporte e já garantirá maior quantidade de veículos para este período.

Cheguei na minha festa! Estou seguro?

Nas cidades inteligentes, o IoT está atuando no videomonitoramento dos locais públicos e a implantação de sistema de visão computacional. Isso é, ao certo, dar as câmeras de segurança “cérebros digitais” que conseguem combinar olhos, traços do rosto, cor do cabelo dentre outras caracteristicas sem a necessidade dos humanos, ajudando assim a polícia a identificar mais facilmente crimes e criminosos.

Com isso as ruas no carnaval são observadas de perto, atuando na prevenção de pequenos ou grandes delitos e aumentando a segurança e a produtividade dos agentes.

Também com monitoramento via câmeras, porém agora voltado as placas dos veículos, as informações e imagens relativas aos automóveis roubados ou registrados em nome de investigados ou procurados são avaliadas através da central de segurança de forma mais rápida e eficiente.

Ambos os modelos de monitoramento não dependem de fibra ótica e todas as imagens mapeadas são transmitidas via conectividade M2M IoT a nuvem.

Pronto! As Cidades Inteligentes, baseadas em IoT, também fazem parte da sua festa, desde o momento que você se preocupa com seu café da manhã e a segurança da sua casa, até o transporte e o bem-estar na sua folia ao ar livre.

A Arqia faz parte de tudo isso com soluções completas em conectividade e internet das coisas.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça nossa solução de banda larga móvel e nossas conectividades IoT M2M

Um abraço e até a próxima!