Internet das Coisas

Você conhece a Internet das Coisas (IoT)? Entenda sua relação com M2M!

Você conhece a Internet das Coisas (IoT)? Entenda sua relação com M2M!

Estarmos conectados no mundo de hoje tem se tornado algo cada vez mais comum. Nossos celulares, aparelhos eletrônicos e até mesmo ambientes inteiros estão o tempo todo se comunicando e trocando informações com a gente ou entre si.

Alcançar esse nível de tecnologia e de sociedade digital levou alguns anos, mas hoje a mistura entre as realidades é tão grande que nem mesmo percebemos, mesmo quando um número enorme dessas tecnologias transformam a nossa rotina todos os dias.

Alguns pilares dessas transformações são bastante conhecidos entre as pessoas, mas será que todas elas conhecem e entendem bem a importância que os pilares Internet das Coisas (IoT) e comunicação M2M (Machine-to-Machine) têm dentro dessa realidade?

Essa é uma boa pergunta.

Mas, afinal, o que é Internet das Coisas (IoT)?

Colocando de maneira simples, Internet das Coisas (IoT) é um conceito que define a conexão que objetos e tecnologias do nosso dia a dia têm com a internet e entre elas mesmas.

Essa conexão acaba possibilitando diferentes atividades que hoje são bastante normais para todo mundo. Por exemplo, como usar um GPS no celular, acessar a internet com uma Smart TV ou ter seus próprios passos contados por um Smartwatch.

Dessa maneira, temos uma rede de objetos físicos, ou de “coisas”, capazes de reunir e de transmitir dados em qualquer momento, criando essa fluidez que podemos perceber quando usamos dispositivos e tecnologias no nosso dia a dia.

E comunicação M2M (Machine-to-Machine), o que é?

Inteiramente complementar e relacionada à IoT, a comunicação M2M é exatamente essa conexão que se cria entre diferentes máquinas em uma rede, acontecendo através de sensores e transmissores de sinais.

Lembra das maquininhas de cartão ou dos sistemas de alarme dos condomínios? O trabalho dessas “coisas” acontece por meio da comunicação M2M, que possibilita que dados e informações sejam recebidas e enviadas a todo momento.

Assim, pensando em mercado e sociedade, através da conexão M2M, conseguimos coletar dados sobre vários tipos de evento, variações climáticas, níveis de estoque, controle de entregas e até mesmo a saúde de um paciente que está internado.

A incrível relação entre Internet das Coisas (IoT) e comunicação M2M

Colocando de maneira simples, o conceito Internet das Coisas (IoT) dá forma a uma realidade que a comunicação M2M faz existir. Enquanto a IoT fala sobre a relação da tecnologia com o mundo, o M2M definiria as partes técnicas dessa relação.

Nesse sentido, ambas as coisas fazem parte de um mesmo universo que hoje conecta milhares de pessoas ao mundo digital, assim como máquinas que conversam entre si para que atividades do nosso dia a dia – e outras mais complexas – possam acontecer.

O mundo que conhecemos não existiria sem IoT e comunicação M2M, e por esse motivo a Arqia existe, permitindo que empresas tenham acesso a essas tecnologias e possam fazer parte do futuro ainda estando no presente.

Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!