Internet das Coisas

Você sabe o que é SIM Card? Conheça as diferenças de cada um

Você sabe o que é SIM Card? Conheça as diferenças de cada um

Você sabe o que é SIM Card? Conheça as diferenças de cada um

O SIM Card (do inglês subscriber identity module, ou módulo de identificação do assinante, em português) é um cartão utilizado para identificar, controlar e armazenar informações em dispositivos conectados à internet.

Popularmente chamados de chips, essa tecnologia é encontrada em nossos celulares e é uma das responsáveis pelo avanço da conectividade no país. De acordo com um relatório da Anatel, no final de 2020, o Brasil contava com mais de 234 milhões de acessos móveis.

É também por meio da conexão com o SIM Card que projetos de Internet das Coisas (IoT) são possíveis, estabelecendo a troca de informações entre dispositivos, como velocidade, trajeto, umidade do ar, telemetria veicular, entre outras diversas possibilidades.

De acordo com o Relatório de Acompanhamento do Setor de Telecomunicações publicado pela Anatel, a conectividade M2M está ganhando espaço no Brasil nos últimos anos. Entre 2019 e 2020, houve um aumento de 8,17% para 12,06% nos acessos em POS, ou seja, aqueles usados em máquinas de cartão e em IoT.

Atualmente, existem três tipos de SIM Card no mercado: o mini, o micro e o nano. Neste artigo, você irá conhecer as especificidades de cada um deles.

Conheça os diferentes tipos de SIM Card

Mini-SIM

Ele é o modelo mais antigo do mercado e o maior dos três formatos. O mini chip é o SIM Card da primeira geração e é também conhecido como 2FF por especialistas da área.

O mini é o dispositivo de maior tamanho (25mm x 15mm x 0.76 mm). Ele é encontrado nos primeiros modelos de smartphone, além de alguns tablets.

Micro-SIM

O micro-SIM faz parte da segunda geração de SIM Card e também é chamado de 3FF. Dos três tipos de SIM Card, o micro possui tamanho intermediário (12mm x 15mm x 0.76mm).

Este modelo surgiu na mesma época do lançamento do iPhone 4. Durante alguns anos, foi utilizado entre os principais aparelhos do mercado. Atualmente, é comum encontrá-lo em smartphones de entrada.

Nano-SIM

O nano-sim, ou nano chip, é a terceira geração do SIM Card e foi batizado de 4FF por profissionais da área.

Dos modelos de chip disponíveis no mercado, ele é o menor (12,3mm x 8,8mm x 0.67mm) e o mais fino, ocupando menos espaço nos dispositivos.

O nano-SIM é o mais utilizado atualmente, sendo encontrado nos aparelhos celulares mais avançados.

SIM Card aplicado à Internet das Coisas

Vimos até agora que o SIM Card é bastante usado em aparelhos celulares. Mas assim como na telefonia móvel, ele também é largamente utilizado em dispositivos de Internet das Coisas.

Organizações que seguirem uma estratégia de implementar projetos de IoT em seus negócios e, assim, extrair insights certamente terão uma vantagem competitiva considerável no futuro.

Dessa forma, o SIM Card aplicado à IoT permite captar o que hoje é considerado o novo petróleo: dados. Conforme a IDC, a quantidade de informações digitais distribuídas por objetos M2M no mundo alcançou 44 trilhões de gigabytes em 2020.

Além de fornecer informações importantes às empresas, usar um SIM Card específico para projetos de IoT traz alguns pontos positivos. Como por exemplo a conexão de dados com maior disponibilidade, melhor cobertura e excelente conectividade para monitoramento constante.

A durabilidade e resistência também estão entre os benefícios do SIM Card para a IoT. Além disso, a natureza robusta dos chips aguenta variações climáticas e trepidações, o que permite maior confiabilidade e desempenho na hora de analisar dados coletados pelos dispositivos.

A Arqia possui diversos planos de IoT M2M e uma plataforma de conectividade que atendem às necessidades da sua empresa e otimizam suas atividades de forma inteligente, contribuindo para o desenvolvimento dos seus negócios.

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CONECTIVIDADE? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!