Internet das Coisas

3 dicas para garantir a segurança digital

3 dicas para garantir a segurança digital

segurança digital

Embora cada vez mais populares, os dispositivos conectados precisam ter uma segurança bem definida para proteção contra ataques e acesso a dados sensíveis.

No cenário brasileiro, há espaço de sobra para a transformação digital, acompanhando o movimento mundial. Até 2030, a IoT deve movimentar cerca de US$860 bi somente na América Latina. Desse total, 40% apenas no mercado nacional, segundo projeções publicadas pela Cisco.

O aumento de equipamentos conectados entre si também exige, na mesma medida, maiores cuidados com a segurança. Segundo dados da Gartner, 20% das empresas ouvidas observaram uma ameaça na segurança dos dados.

Como estabelecer a segurança digital?

As principais ações de segurança em IoT são testes de invasão, checagem de segurança em sistemas e ferramentas avançadas de gestão de TI. Além de investir em soluções tecnológicas, é preciso adotar hábitos simples para aumentar a superfície de proteção. Separamos 3 dicas para evitar invasões em sistemas e equipamentos.

1. Proteja dispositivos com senhas

A dica mais básica de todas. Ter uma senha forte, que misture números, letras e caracteres especiais ajuda a aumentar a segurança em IoT de dispositivos e equipamentos conectados entre si.

Apesar de mais empresas investirem em medidas de segurança, os colaboradores ainda têm hábitos de senha ruins que enfraquecem a proteção corporativa. De acordo com Relatório Anual Global de Segurança de Senhas, divulgado pelo LastPass by LogMeIn, funcionários reutilizam, em média, 13 vezes a mesma senha.

 

2. Use conexões seguras

Ter uma conexão segura é fundamental para todas as atividades corporativas, desde a transmissão de dados sensíveis até a verificação e manuseio de dispositivos. Adotar sistemas que possuam autenticação, integridade e confidencialidade tornam seus equipamentos menos vulneráveis a ataques.

A Arqia possui planos de IoT M2M, pensados para atender as necessidades de conectividade da sua empresa e otimizar suas atividades de uma forma inteligente, contribuindo para a segurança da conectividade.


3. Mantenha a atualização em dia

Esteja sempre atento às novidades de atualização de softwares e aplicativos do provedor de serviços que sua empresa utiliza. Assim, você corrige possíveis vulnerabilidades e estabelece uma segurança mais sólida e eficaz.

Como vimos, o uso de dispositivos conectados entre si vem crescendo bastante, principalmente com a transformação digital das empresas. No entanto, para evitar problemas, é fundamental manter a segurança em dia, pois ataques cibernéticos ocorrem sempre a partir do elo mais fraco, ou seja, menos protegido.

A Arqia possui soluções de conectividade IoT para você ter total controle do seu negócio. Converse com nossos especialistas e descubra como podemos atender às suas necessidades e como podemos ajudar na redução de custos nas empresas.

 

 

Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!

 

Tags: