Internet das Coisas

Projetos de IoT: Arduino com Placa Solar

Projetos de IoT: Arduino com Placa Solar

Feito com plataforma de conectividade IoT, possibilita projetos de energia limpa; você utiliza conectividade em Arduino.

A ideia é simples: com a comunicação IoT M2M (Machine to Machine) , é possível mandar um alerta entre Arduinos que estão distantes, em diferentes pontos geográficos. Toda a troca de mensagens é feita via plataforma de conectividade IoT.

Mas como a energia do sol pode tornar possível a existência de um sistema de comunicação?

É muito legal o que podemos fazer apenas com a comunicação IoT M2M: dá para criar projetos onde a energia solar seja a energia fonte e contribuir com ações de energia limpa, porque essa é considerada a fonte com menos emissão de poluentes entre as que nós conhecemos hoje. Assim sendo, o seu impacto ambiental é muito baixo. E, como as placas e painéis solares são fabricados a partir do vidro e condutores metálicos, sua tecnologia possibilita a reciclagem dos materiais – isso após atingirem a sua vida útil.

A origem da energia é o sol, cuja luz é transformada em energia e utilizada em diversas frentes, como o aquecimento de água ou para produzir eletricidade, seja em uma única residência ou instalação, seja através de grandes usinas ou parques solares.

Confira que legal o vídeo desse mini projeto de IoT: 

 

Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!

 

Tags:
,