Internet das Coisas

5 Práticas de IoT para uma Logística Eficiente

5 Práticas de IoT para uma Logística Eficiente

logistica iot

De acordo com recente estudo da consultoria de negócios Avanade, a cada dez empresas no Brasil oito estudam implementar tecnologias como a IoT. Já em um contexto global, um estudo da consultoria Gartner diz que aproximadamente 47% das empresas do mundo buscam aderir à IoT para facilitar operações e reduzir custos.

O cenário atual está cada vez mais competitivo e esses estudos mostram que a aplicação da IoT em pequenos processos funciona para aprimorar, por exemplo, a administração dos volumes de informação digital que só crescem a cada dia, além de otimizar as estratégias e deixar tudo mais rápido.

Como que a IoT pode melhorar a logística na prática?

 

01 – Organizar informações

Na logística, a aplicação da IoT faz com que o envio dos dados seja melhor integrado entre os setores da empresa. Os dados poderão ser acessados em tempo real, por todos os colaboradores de todos os departamentos da empresa.

02  – Gestão de estoque

O estoque dinâmico é uma outra aplicação da IoT. Quando olhamos para a logística, devemos vê-la como uma corrente onde cada elo se liga ao próximo e, se você acrescentar sistemas de IoT nessa cadeia, verá que é possível deixar as ligações mais rápidas e precisas.

03 – Gestão de frota

Em soluções de IoT M2M, veículos podem ser conectados e monitorados a distância. Essa grande vantagem permite que o carro ou até mesmo um caminhão de uma determinada frota possa ser encontrado e identificado a qualquer momento. Isso facilita muito na hora de tomar decisões, como quando acontece um imprevisto e coloca em risco, por exemplo, a entrega de uma encomenda importante. O monitoramento do desempenho de uma frota faz com que os responsáveis tenham maior controle de cada unidade. Isso permite também que se otimizem os prazos, a velocidade de entrega e até a eficiência no consumo de combustível.

04 – Automatização de Processos

Quando se investe na IoT, processos manuais podem ser automatizados. A execução de operações tecnológicas e trocas de dados também podem entrar nesse tópico. A automatização de setores específicos faz com que diminua a carga sobre eles e torne o processo mais assertivo, ou seja, com mais fluidez e segurança.

05 – Comunicação Objetiva

Como a logística funciona de forma neural, ou seja, funciona como nossos neurônios agindo em um grande corpo, cada fragmento, ou seja, cada setor deve atuar em benefício do objetivo do todo; portanto, uma comunicação clara é fundamental para uma operação ser bem sucedida.

 

Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!

 

Tags:
,