O que é telemetria veicular e como funciona?

Ter o controle de uma frota de veículos nos dias de hoje exige mais do que apenas anotações ou planilhas. Cada vez mais a tecnologia tornou-se uma necessidade para conquistar competitividade dos negócios, além de ser uma verdadeira aliada no trabalho de gestores.
Um dos exemplos do seu uso na gestão de frota é a telemetria veicular, que permite uma estratégia de planejamento das operações, tornando o cotidiano da área mais ágil, econômico e eficiente.
Neste artigo, vamos explicar o que é telemetria veicular e como ela possibilita ao gestor uma tomada de decisões mais assertivas.
O que é telemetria veicular?
Telemetria veicular é uma tecnologia que permite a coleta remota em tempo real e o armazenamento de informações de veículos. Dados como velocidade, distância percorrida, localização, consumo de combustível e condições do motor são exemplos dos dados coletados por esse sistema.
É comum confundirem o rastreamento com telemetria veicular, mas eles são bem diferentes. O primeiro é um serviço de localização que utiliza o GPS, enquanto o segundo é uma ferramenta de gestão completa que oferece aquilo que hoje em dia é extremamente importante às empresas: dados.
Segundo uma pesquisa publicada pela McKinsey & Company, um veículo equipado com telemetria veicular é capaz de gerar aproximadamente 25 GB de informação por hora. Mais do que simples armazenamento, esses dados são vitais para que o gestor enxergue oportunidades de melhorias no negócio.
Como a telemetria veicular funciona?
Para utilizar essa tecnologia na sua frota, é preciso ter o equipamento instalado em cada veículo. Por meio de um serviço de conectividade, as informações são transmitidas e armazenadas a um servidor para o acompanhamento dos gestores.
Vamos a um exemplo prático? A Fórmula 1. Os engenheiros usam a telemetria veicular para avaliar o desempenho do carro: se a aerodinâmica ajuda na performance nas pistas, se os freios são eficientes quando acionados em uma determinada velocidade etc. Com esses dados, é possível melhorar a competitividade nas corridas.
Dentro da realidade das empresas, a telemetria veicular consegue prover um cenário claro sobre as condições da frota ou mesmo preservar a integridade dela. Um veículo que saia da sua rota de forma brusca pode ser um indício de roubo. Nesse caso, a telemetria permite ações defensivas, como o desligamento do motor remotamente.
Quais vantagens da telemetria veicular?
Os benefícios impactam de forma positiva no desempenho e na eficiência da frota. É possível encontrar rotas mais adequadas quando as condições de trânsito são adversas, por exemplo.
Outra vantagem da telemetria veicular é a melhoria na segurança dos veículos. Ao monitorar o desempenho do motor, os gestores conseguem identificar o momento correto de efetuar a manutenção preventiva da frota, certificando que cada carro esteja em condições adequadas de circular.
Como vimos, a telemetria veicular é extremamente importante para o desempenho logístico das empresas e para a gestão inteligente de frotas. A Arqia possui soluções inovadoras e valiosas para o setor automotivo, tanto para os motoristas quanto para os gerenciadores de frotas.
A conectividade da Arqia traz diversas vantagens para o seu negócio, como agilidade para realizar processos do dia a dia e maior segurança. Quer mais agilidade para o seu negócio? Entre em contato com a gente!
Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!