Projetos de IoT: como a Internet das Coisas pode mudar a mobilidade urbana?
Todos os dias, milhões de pessoas e veículos circulam em áreas urbanas. Sem planejamento, superlotação e congestionamentos são frequentes, prejudicando a qualidade de vida da população. Em contraponto, projetos de tecnologia, como a IoT na mobilidade urbana, estão transformando as metrópoles em verdadeiras cidades inteligentes.
IoT na Mobilidade Urbana
Diversas iniciativas com IoT já estão sendo utilizadas para a mobilidade urbana para otimizar o tráfego, simplificar a logística, organizar fluxos de veículos e pedestres e até mesmo usar a iluminação pública de forma mais econômica.
De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o consumo anual de energia elétrica no Brasil teria uma redução de 1,2% se fossem usados dispositivos com conectividade IoT para a sua gestão, o que representaria uma economia de R$ 1,9 bi aos cofres públicos.
Como a IoT é implementada na Mobilidade Urbana
Os sistemas inteligentes que utilizam dispositivos de Internet das Coisas são possíveis porque usam plataformas simples, como o Arduino, um dispositivo que permite conectar objetos, enviando e recebendo dados por meio da internet.
Dessa forma, a conectividade IoT aliada a equipamentos e sensores pode revolucionar a locomoção nas cidades a partir de projetos de IoT para mobilidade urbana, que permitem um trânsito mais organizado e sustentável pelas vias de uma cidade.
Como a Internet das Coisas se aplica à mobilidade urbana?
O canal no YouTube Brincando com Ideias, parceiro da Arqia, mostra como é possível usar a IoT na mobilidade urbana com diversos exemplos e casos reais de estudos que aplicam a tecnologia na melhoria da vida e da locomoção nos centros urbanos.
Confira ao vídeo abaixo!
Aplicações práticas da IoT na mobilidade urbana
IoT nos Semáforos
Quando aplicada aos semáforos, a internet das coisas aparece em sensores instalados nas vias e nos farois. Ao identificar intenso fluxo de carros em determinada rua ou avenida, um sinal é emitido para a central, que devolve um comando alterando o tempo das luzes desde semáforo e de outros ao seu redor.
Através da conexão IoT, essa tecnologia adequa o funcionamento dos semáforos conforme a necessidade do momento, reduzindo engarrafamentos e melhorando o tráfego da região.
IoT no transporte público
Através de rastreadores conectados a um bom sinal de internet, dados de localização podem ser enviados em tempo real para que os usuários acessem por aplicativo previsões atualizadas sobre as linhas e o horário de chegada nas paradas.
Associado à Telemetria Veicular, a IoT pode fornecer às as empresas de transporte coletivo informações como o rendimento do combustível no veículo, velocidade média do carro, comportamento de risco do motorista e fidelidade às rotas.
Benefícios para os usuários
Todas essas informações recolhidas e trocadas por meio da internet promovem mais segurança e conforto para os usuários, especialmente se os aparelhos possuem uma conexão à internet de alta qualidade. Isso ocorre porque cada usuário pode planejar melhor seu tempo e trajeto, prevenindo a lotação e gerando economia.
Benefícios para as empresas
Para as empresas de transporte, os benefícios vão além. Aqui estão algumas vantagens:
- Localização de todos os veículos em tempo real
- Maior controle sobre gasto de combustível
- Prevenção de multas e outras infrações
- Comunicação em tempo real com o motorista
- Fornece dados para avaliação da eficácia de rotas
Conectividade IoT para Mobilidade Urbana
Para que essas projetos de IoT sejam executados em plena funcionalidade, é preciso que os sensores e equipamentos microcontroladores tenham uma conexão IoT M2M segura e estável, para garantir a transmissão precisa de dados em tempo real.
Para atender a demanda de conectividade IoT na mobilidade urbana, a Arqia tem um serviço exclusivo que oferece planos de banda larga, atendimento exclusivo para os setores de IoT e M2M com especialistas, Chips robustos de alta tecnologia, além de dispositivos de rastreadores para veículos de vários portes e modelos.
Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!