Perguntas Frequentes Arqia

Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as respostas das perguntas mais comuns sobre a ARQIA para que utilize nossos serviços sem preocupações.

Assuntos Gerais

  • O SMS M2M já virá ativo na minha conta?

    Sim, desde que você tenha contratado em seu termo de adesão e tenha escolhido a opção ativa.

    Caso não tenha feito é necessário contatar o seu Executivo de Contas para solicitar um aditivo ou a ativação do serviço.

  • Quais são as funcionalidades da Plataforma de Consumo?

    Na plataforma de consumo você poderá visualizar o de tráfego on-line de cada um dos acessos e status dos acessos (ativo, suspenso ou cancelado). Se você já é cliente da Arqia, é só solicitar o manual de utilização das plataformas que estão disponíveis através da Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • Quais são as funcionalidades da plataforma de Gestão?

    Na plataforma de gestão você poderá gerenciar seus SIM Cards e efetuar ações como Ativação de serviços adicionais, ativação, suspensão e reset de linhas. Se você já é cliente da Arqia, é só solicitar o manual de utilização das plataformas que estão disponíveis com seu Executivo de Contas, através da Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • COMO POSSO SOLICITAR A SUSPENSÃO/BLOQUEIO DAS LINHAS DA MINHA EMPRESA?

    A suspensão e o bloqueio podem ser solicitadas através da Plataforma de Gestão, ou através do e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • COMO POSSO GERENCIAR E MONITORAR O TRÁFEGO ON-LINE DOS ACESSOS DA MINHA EMPRESA?

    Após a contratação do serviço, você receberá por e-mail os dados de acessos à Plataforma de Gestão, onde você poderá gerenciar seus SIM Cards e efetuar ações como Ativação de serviços adicionais, ativação, suspensão e reset de linhas. O link de acesso para a Plataforma de Gestão é: http://plataformadegestao.arqia.com.br/.

    Para a visualização de tráfego on-line de cada um dos acessos e status dos acessos (ativo, suspenso ou cancelado) o administrador da empresa deve acessar o site https://plataformadeconsumo.arqia.com.br/.

    O login e senha também serão encaminhados por e-mail após a contratação dos serviços da ARQIA.

    Caso tenha esquecido os dados de acesso de alguma das plataformas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • JÁ ADQUIRI O PLANO PARA A MINHA EMPRESA, COMO POSSO SABER O STATUS DO PEDIDO?

    As informações sobre o pedido estão disponíveis com seu Executivo de Contas, através da Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • COMO POSSO PEDIR NOVAS LINHAS PARA O MEU PORTFÓLIO?

    As solicitações de novas linhas podem ser feitas diretamente através do seu Executivo de Contas ARQIA.

    Caso você não tenho o contato do seu Executivo de Contas é só entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • Como funciona a portabilidade?

    É possível trocar de operadora e continuar utilizando o mesmo número, seja de telefone fixo ou móvel. E o melhor de tudo: a portabilidade é gratuita e pode ser realizada independentemente da operadora atual. Vale ressaltar que, para efetuar a portabilidade, é preciso manter a titularidade. Além disso, é necessário que os DDDs sejam iguais e que o tipo de serviço permaneça o mesmo (ou seja, de fixo para fixo ou de móvel para móvel).

  • O que você precisa saber antes de iniciar a portabilidade?

    Linha ativa
    É necessário manter a linha que você vai portar ativa durante o processo de portabilidade.
    Certifique-se que a linha não está cancelada ou suspensa.
    Fique atento aos outros serviços
    A portabilidade é somente do número. Confira com a sua operadora atual se há outros serviços atrelados ao plano que podem ser cancelados.
    Fidelidade
    Verifique se não há fidelidade ou multas vinculadas ao contrato da sua operadora atual.

  • SMS de Dupla Autenticação na portabilidade!

    A partir de 24/04/2023, a solicitação de portabilidade, de números móveis, passou a ser efetuada após a sua confirmação via SMS.

    Ao solicitar a portabilidade para outra operadora, você receberá uma mensagem informativa na tela do seu celular alertando da necessidade desta confirmação. Você também receberá um SMS solicitando a sua confirmação para que o pedido de portabilidade seja efetuado.

    Ao receber o SMS (enviado pelo número 7678) você tem até 24 horas, a partir do recebimento da mensagem, para confirmar ou recusar a solicitação.

    Lembrando que para confirmação, faz-se necessário responder “SIM” com letras maiúsculas.

    Caso não responda a mensagem de texto dentro das 24 horas, o processo será pausado e você precisará entrar em contato com a operadora para onde solicitou a portabilidade.

  • Qual o prazo para que a portabilidade aconteça

    Após recebimento do e-mail de confirmação de agendamento, contendo o n° do Bilhete Portabilidade, o prazo de conclusão será em 3 dias uteis.

  • Reprovação de Portabilidade

    Sua portabilidade poderá ser reprovada pelos seguintes motivos:

    • CNPJ/CPF inválido;
    • Portabilidade de Número Vago (Cancelamento do número com a operadora doadora)
    • Má combinação de área local (Região não atendida ou incorreta).

    Para solução destes casos, basta responder o e-mail de reprovação, enviado pela nossa área comercial, anexando a fatura ou ajustando os dados incorretos.

Financeiras & Comerciais

  • POSSO COMPARTILHAR A FRANQUIA DE DADOS ADQUIRIDA ENTRE MEUS SIM CARDS DA ARQIA?

    Os SIM Cards da ARQIA podem ser habilitados na modalidade compartilhada, ou seja, a soma das franquias contratadas será compartilhada entre os SIM Cards da conta. A modalidade compartilhada não está disponível para os planos Pay As You Go.

    O cálculo da franquia total disponível na conta compartilhada é feito através da soma das franquias dos SIM Cards adquiridos.
    Exemplo: Foram contratadas 10 Linhas M2M Padrão de 10 MB e 05 linhas M2M Padrão de 5MB. O saldo total disponível para compartilhar entre as linhas será de 125 MB.

    Observação: Para que as franquias das linhas sejam compartilhadas, elas devem ter a mesma tecnologia. Exemplo: Linhas M2M Padrão só podem ser compartilhadas com outras linhas de M2M Padrão.

  • QUANDO ADQUIRO OS SIM CARDS DA ARQIA COMO RECEBO A PRIMEIRA COBRANÇA?

    A cobrança da mensalidade ocorre dentro do ciclo de faturamento, o primeiro ao último dia do mês. Caso o SIM Card seja ativado em outra data que não o primeiro dia do mês, a cobrança será proporcional (pró-rata). Os boletos e faturas referentes à mensalidade são encaminhados via e-mail, de acordo com a data de vencimento e e-mail preenchidos no Termo de Adesão.

  • COMO É FEITA A APURAÇÃO DA MENSALIDADE DOS MEUS SIM CARDS?

    A apuração da cobrança da mensalidade é realizada de forma mensal, ou seja, contempla do primeiro ao último dia do mês.

  • EXISTE COBRANÇA DE VALOR EXCEDENTE APÓS ATINGIR MINHA FRANQUIA CONTRATADA?

    Para os planos M2M Padrão Compartilhados existe a opção de cobrança de MB excedente.
    Caso tenha optado por essa opção, após utilizar toda a franquia contratada na conta compartilhada, será gerado consumo excedente.

    Para os demais Planos da ARQIA Connect 4.0 compartilhado e Banda larga compartilhado, o tráfego é bloqueado após o consumo total da franquia contratada.

  • SE NÃO UTILIZAR TODA A MINHA FRANQUIA MENSAL CONTRATADA, POSSO UTILIZAR A QUANTIDADE REMANESCENTE NO PRÓXIMO MÊS?

    A franquia é renovada a cada mês, não sendo possível utilizar o saldo restante do mês anterior.

  • POSSO UTILIZAR UM SIM CARD DE M2M PARA BAIXAR CONTEÚDO DA INTERNET?

    A ARQIA disponibiliza soluções para dois segmentos de utilização de dados: M2M e Banda Larga.

    A solução M2M (Machine-to-Machine) oferecida pela ARQIA é ideal para conectar maquinas, dispositivos e aparelhos à internet sem necessidade de intervenção humana, e com baixa utilização de dados transformando-os em recursos inteligentes. Dessa forma, é possível automatizar, otimizar e agilizar processos que envolvam a coleta e tratamento de dados.x

    Os SIM Cards de Banda Larga da ARQIA possuem conexões de internet que possibilitam a navegação em alta velocidade, com planos de cobertura 4G para todo o Brasil. Com este serviço é possível utilizar internet móvel em tablets, roteadores, celulares e outros aparelhos. É possível também utilizar aplicações de streaming, GPS, entre outras.

  • COMO É REALIZADO A COBRANÇA DE SMS M2M?

    O SMS é tarifado de forma individual, ou seja, a cada SMS enviado. A apuração dos envios é feita mensalmente.

  • COMO FAÇO PARA SOLICITAR A 2ª VIA DA MINHA FATURA? ESTE SERVIÇO É TARIFADO?

    A 2º via da fatura e o boleto bancário poderá ser solicitada através da Central de Atendimento ou seguindo o passo-a-passo no link: https://arqia.com.br/2a-via-de-boleto/.

    Essa solicitação é gratuita e o boleto será encaminhado por e-mail ao cliente.

  • JÁ PAGUEI MINHA FATURA EM ATRASO, PORÉM MINHA LINHA CONTINUA SUSPENSA. O QUE FAÇO PARA REATIVAR?

    O prazo para desbloqueio da sua linha é de até 24 horas úteis após a identificação do crédito bancário. Caso já tenha passado tal prazo, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • COMO FAÇO PARA ALTERAR A DATA DE VENCIMENTO DE MINHA FATURA?

    A solicitação de alteração de data de vencimento poderá ser feita somente uma vez por mês através da Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • COMO FAÇO PARA PAGAR MINHA FATURA?

    O boleto bancário poderá ser pago em qualquer banco até a data de vencimento. Após a data, será necessário entrar em contato com a nossa central de relacionamento para pedir um novo boleto ou seguir o passo à passo em nosso site no link: https://arqia.com.br/2a-via-de-boleto/ . Sua empresa poderá pagar o boleto bancário após a data do pagamento, somente no banco emissor.

  • POSSO CANCELAR MINHAS LINHAS A QUALQUER MOMENTO?

    Sim, a ARQIA preza pela fidelização dos seus clientes através da qualidade de seus serviços e não pratica multa para os clientes que resolverem deixar à operadora. Salvo o cliente que receber benefícios adicionais (desconto em planos, desconto em aparelhos), assinando o Contrato de Permanência ao Serviço Móvel Pessoal.

  • QUANDO ESTOU EM DESLOCAMENTO (EM OUTRO DDD), COMO SOU TARIFADO?

    O uso de dados tem um preço único independente do estado a qual o acesso esteja. Não há tarifas extras se deslocado fora de seu estado de origem.

  • Em quanto tempo após o vencimento da fatura os SIM Cards serão bloqueados?

    15 dias corridos após o vencimento original da fatura

  • Por que recebo 2 faturas relacionadas ao mesmo serviço?

    Os serviços são faturados conforme detalhado no Termo de Adesão assinado para a contratações dos serviços Arqia, no qual mencionamos uma fatura referente ao Serviço de M2M e outra referente ao Serviço de Gestão de Plataforma.

Técnicas

  • CONFIGURAÇÃO DE APN

    Para que os SIM Cards possam trafegar normalmente na rede de dados, eles precisam estar corretamente configurados com o nome da APN (Access Point Name ou Nome do Ponto de Acesso) da ARQIA. Quando o SIM Card encontra sinal, mas não consegue enviar e receber dados, provavelmente a configuração da APN está incorreta.

    Caso você tenha dúvidas sobre como configurar a APN, acesse https://arqia.com.br/configuracao-de-apn/ ou entre em contato com nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • BLOQUEIO DO PACOTE DE DADOS/ PACOTE DE DADOS INSUFICIENTE

    Quando a franquia de dados contratada é atingida, o tráfego de dados é bloqueado. A partir desse momento, o SIM Card não terá mais acesso à rede até que a franquia seja renovada.

    Na ARQIA você pode gerenciar o consumo dos seus SIM Cards através da Plataforma de Consumo. Assim, você conseguirá mensurar se a franquia contratada é suficiente para atender suas necessidades, ou se será necessário um upgrade de plano.

    Caso seja necessário realizar upgrade, você deve entrar em contato com seu executivo. Lembramos que você pode deixar o upgrade pré-autorizado no momento do preenchimento do Termo de Adesão. Nesse caso, para realizar o upgrade basta entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • SIM CARD NÃO INSTALADO CORRETAMENTE

    Caso seu SIM CARD esteja mal posicionado no equipamento, é provável que você não consiga se conectar à rede. Por isso, é importante garantir que a parte metálica do SIM Card esteja posicionado de forma correta em relação ao componente eletrônico do seu equipamento.

  • SIM CARD DANIFICADO

    Caso seu SIM Card esteja danificado, você não conseguirá se conectar à rede. SIM Cards podem ser danificados devido a desgaste durante o manuseio, ou danificação das estruturas metálicas, principalmente em SIM Cards utilizados em aplicações M2M, como rastreadores, que são submetidos a altas temperaturas.

    Caso seu SIM Card tenha sido danificado, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • DESCONEXÃO DO EQUIPAMENTO/DISPOSITIVO

    Em equipamentos que se encontram em movimento, é comum que o SIM Card perca a comunicação com antena ao trafegar por áreas de sombra. Nesses casos, muitas vezes após os equipamentos reentrarem em uma área coberta, o tráfego é restabelecido automaticamente. Contudo, quando não, é necessário fazer o reset das linhas.

    Na ARQIA você pode executar o reset de forma rápida e fácil através da Plataforma de Gestão. Basta acessar o menu Linhas e escolher a opção Reset de Linhas.

  • SINAL PARCIAL?

    Caso o sinal da operadora seja insuficiente na localidade em que o dispositivo se encontra, é provável que a conexão não seja estabelecida ou fique instável. Nesses casos, você pode tentar uma melhora de sinal reposicionando seu dispositivo, de preferência em locais abertos e longe de materiais metálicos e eletrodomésticos.

    Para locais em que a cobertura da Rede Primária da ARQIA é insuficiente, oferecemos uma Tecnologia exclusiva denominada Connect 4.0. Através dela, seus SIM Cards poderão trafegar na Rede Secundária, ou seja, nas demais operadoras com rede disponível na sua região.

  • QUANDO PERCO O SINAL O QUE DEVO FAZER?

    A perda de sinal ocorre por indisponibilidade temporária de cobertura. Se o SIM Card está em um local onde usualmente possua rede disponível, entre em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br, para que possa ser investigado o problema.

  • PROBLEMAS NO DISPOSITIVO

    Caso o seu equipamento esteja com alguma falha no sistema operacional, é provável que ele perca a comunicação com o SIM Card.

    Caso seu aparelho trave e perca a conexão de dados, recomendamos que seja feito o reset físico do aparelho. Isso fará com que o sistema operacional reinicie e busque novamente a rede.

  • Quais os requisitos de um hardware para a utilização do produto M2M Padrão?

    Na grande maioria dos equipamentos, o funcionamento do SIM Card ARQIA M2M Padrão é “plug and play”.

    Em alguns casos (poucos) deve-se avaliar se o firmware dos equipamentos utilizam algum mecanismo de configuração automática de APN baseados no IMSI ou REDE DE ACESSO do SIM CARD.

    Neste caso eles deverão conhecer a rede ARQIA e associar uma APN válida. Acesse a nossa página de configuração, para te ajudar: https://arqia.com.br/configuracao-de-apn/

    Em último caso, deverá permitir configuração manual de APN.

  • Como efetuo o Reset de SIM Cards na plataforma de Gestão?

    Na ARQIA você pode executar o reset de forma rápida e fácil através da Plataforma de Gestão. Basta acessar o menu Linhas e escolher a opção Reset de Linhas. Dentro do Tutorial de Plataforma você consegue visualizar o passo a passo completo.

  • Posso utilizar os SIM Cards Arqia em hardwares não homologados pela Anatel?

    A ARQIA não recomenda e não se responsabiliza pela utilização em equipamentos não homologados pela Anatel.

  • Como incluir o serviço de LBS em minhas linhas?

    Se você já tiver o serviço de LBS contratado é só entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo e-mail atendimento@arqia.com.br. e solicitar a ativação nas linhas desejadas, caso você ainda não tenha o serviço, entre em contato com o seu executivo de vendas para a solicitação do serviço.

  • Como faço para solicitar APN ou provisionar APN?

    É necessário que você entre em contato com o seu executivo de vendas, para que ele entenda sua demanda e posso te encaminhar os formulários de preenchimento necessários. Caso você não saiba quem é o seu executivo de vendas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

Connect

  • O QUE É O PLANO CONNECT 4.0?

    O Connect 4.0 é uma solução inovadora e única no mercado exclusiva para dispositivos que utilizam a tecnologia M2M que provê otimização de tempo, custos e praticidade. Através de uma tecnologia exclusiva e própria da ARQIA, oferecemos à sua empresa uma maior disponibilidade de sinal e melhor cobertura em todo território nacional. Você também pode optar por planos com cobertura em mais de 30 países ao redor do mundo sem nenhum custo adicional.

  • POR QUE ADQUIRIR O CONNECT 4.0?

    Este plano tem o melhor custo benefício e foca nos mercados que precisam de mobilidade e garantia de conexão. Este plano também possui tecnologia OTA (over-the-air) que possibilita configurações remotas nas linhas. Além de todos os benefícios, oferecemos duas opções de planos para o Connect 4.0:

    Franquias Individuais, com mensalidade de valor fixo e sem cobrança de dados excedentes, dando à sua empresa garantia e controle de custos.
    Compartilhado Dinâmico, plano em que há a possibilidade de compartilhamento da soma das franquias contratadas entre os SIM Cards, garantindo o melhor aproveitamento dos MB contratados.

  • QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PLANO PARA A MINHA EMPRESA?
    • Melhor cobertura;
    • Alta conectividade: mais segurança e controle;
    • Plataforma de Gestão (ativação e controle);
    • Tecnologia OTA (over-the-air)
    • SIM Card Robusto;
    • Amplo portfólio de planos que variam de 2MB até 100 MB;
    • Atendimento técnico e exclusivo;
    • Opção de Compartilhamento de dados entre SIM Cards;
    • Possibilidade de Roaming Internacional, em mais de 30 países (com custo adicional).
  • COMO FAÇO PARA CONTRATAR ALGUM PLANO CONNECT 4.0?

    Para ser cliente ARQIA é necessário entrar em contato com nossa Central de Televendas, pelo telefone: 0800 887 0887, via Whatsapp (11) 91809-9999 ou através do chat de Televendas no site para falar com um consultor online. Consulte as opções de planos disponíveis em: https://arqia.com.br/connect-4.0/

  • NESTE PLANO, POSSO UTILIZAR SMS?

    Sim, o serviço de SMS está disponível para todos os planos do Connect 4.0, tanto para planos nacionais, como para os planos com Roaming Internacional habilitado.

  • JÁ TENHO UM PLANO M2M (COMPARTILHADO, INDIVIDUAL OU PAY AS YOU GO), MAS GOSTARIA DE MUDAR PARA O CONNECT 4.0. O QUE DEVO FAZER?

    A migração para esse plano deverá ser solicitada ao seu Executivo de Contas. Será necessária a troca do seu SIM Card atual, e você poderá migrar para qualquer plano Connect 4.0, incluindo o Compartilhado Dinâmico. Entre em contato pela Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br.

  • POSSO UTILIZAR O SERVIÇO FORA DO BRASIL?

    Sim, porém é preciso que você solicite a liberação do roaming à nossa Central de Atendimento pelos telefones 0800 887 1599 ou 0800 970 9755 e pelo e-mail atendimento@arqia.com.br, com esse plano é possível utilizar o serviço de Roaming Internacional nos países parceiros detalhados em https://arqia.com.br/connect-4.0/ . Esse serviço já está incluso no preço da mensalidade do seu plano.

  • QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO DO CONNECT 4.0?

    A forma de pagamento é via boleto bancário. A fatura é enviada via correio ou via e-mail dependendo da escolha do cliente na hora da assinatura do termo de adesão.

  • Quais os requisitos de um hardware para a utilização do produto Connect 4.0?

    Para que um equipamento seja compatível com o funcionamento com o Connect 4.0 é necessário que:

    1. O modem interno suporte as funcionalidades de SIM TOOL KIT (STK);
    2. O firmware do equipamento estar configurado de forma a habilitar as funções de STK;
    3. Apenas para informação, os comandos PROATIVOS de STK, que são acionados pelo SIM Card Connect 4.0 são:
      i. FETCH (REFRESH)
      ii. FETCH (PROVIDE LOCATION INFORMATION)
      iii. FETCH (TIMER MANAGEMENT)
  • Como faço para utilizar o Connect 4.0 em outro País?

    Caso possua esta necessidade, por favor consulte ao seu Executivo de Vendas ou ao nosso Atendimento para verificar se suas linhas estão habilitadas para o Roaming Internacional. A lista de países que podemos atender através do Roaming Internacional está em http://arqia.com.br/pt/connect-4/

Abrir WhatsApp
Fale com o time de vendas!
WhatsApp Vendas
Olá, gostaria de saber mais informações sobre a Arqia.