Internet das Coisas

Internet das coisas na logística: conheça as principais aplicações!

Internet das coisas na logística: conheça as principais aplicações!

iot na logística

A tecnologia trouxe uma verdadeira revolução para as empresas. Com o uso de dados, processos estratégicos vêm sendo transformados digitalmente a partir da implementação de soluções capazes de agilizar a gestão e alcançar bons resultados, como a Internet da Coisas (IoT) na logística.

Em um cenário no qual é preciso manter a competitividade em um mercado que não para, os esforços em aplicar tecnologia da informação têm sido enormes, sobretudo no Brasil. A cada 10 empresas nacionais, oito (80%) estão de olho em tecnologias emergentes, como a IoT, segundo um estudo da consultora de negócios Avanade.

No contexto global, um levantamento feito pela Gartner aponta que 47% das empresas pretendem ou estão aderindo à IoT em seus processos como forma de reduzir custos operacionais.

Esses dados indicam que aplicar a Internet das Coisas na logística, por exemplo, é essencial para aprimorar operações estratégicas e conquistar maior agilidade na administração de grandes volumes de informações.

Mas como a IoT pode melhorar os processos logísticos na prática e de forma definitiva? Confira abaixo alguns benefícios e impactos positivos percebidos ao implementar a Internet das Coisas na logística das empresas.

5 aplicações de Internet das Coisas na Logística

 

01 – Administração de materiais

Ter o controle de todas as informações da empresa em tempo real oferecem ao gestor um cenário completo sobre o que está acontecendo e como determinadas situações afetam outros departamentos da organização.

Adotar a Internet das Coisas na logística ajuda a gerenciar informações essenciais que afetam diretamente o planejamento produtivo, além de fornecer dados para setores que dependem destas informações, como vendas, produção e transporte.

02 – Gestão de estoque

Implementar sistemas de IoT na cadeia logística ajuda a reduzir custos na medida que processos que antes eram feitos manualmente passam a ser automatizados. Com isso, administrar o estoque torna esta etapa mais segura, precisa, rápida e com menos propensão a erros.

Leitura por código de barras ou mesmo os chips IoT da Arqia são exemplos de como a Internet das Coisas na logística pode representar um ganho estratégico bastante significativo para as empresas na hora de executar tarefas delicadas, como inventário e processamento de pedidos.

03  – Gestão de frota

Outra grande vantagem de usar a Internet das Coisas na logística é identificar a qualquer tempo onde cada veículo de sua frota se encontra. Isso facilita na tomada de decisões ou na gestão de ocorrências que possam comprometer prazos de entrega.

Soluções como a IoT M2M da Arqia conectam veículos e monitoram o desempenho de frota e sistemas de gestão em tempo real, trazendo maior controle de cada unidade, além de otimizar eficiência de combustível e velocidade de entrega.

04  – Automatização de processos

Investir em Internet das Coisas na logística torna mais confiável a execução de operações. Como os profissionais dessa área precisam lidar com uma quantidade muito grande de informações, investir nesta tecnologia permite que dados e processos sejam automatizados, minimizando erros e permitindo decisões mais assertivas.

05 – Relacionamento com parceiros

Toda a cadeia logística deve funcionar de forma neural, onde cada elo atua de maneira a atender os objetivos em comum. Desta forma, utilizar sistemas tecnológicos como a Internet das Coisas na logística colabora para que empresas cresçam mais rapidamente e se tornem mais competitivas.

A Internet das Coisas na logística permite grandes transformações digitais ao negócio de cada organização e de forma sistêmica. Aqui na Arqia, você encontra a solução completa para ter total controle do seu negócio. Converse com nossos especialistas e descubra como podemos atender às necessidades da sua empresa.

Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!