Internet das Coisas

Conectividade IoT na mobilidade: conheça quais são os avanços!

Conectividade IoT na mobilidade: conheça quais são os avanços!

Conectividade IoT na mobilidade

Quando se fala em Internet das Coisas (IoT), o que vem a sua mente? É fácil pensar na conectividade IoT relacionada às casas inteligentes, relógios interativos, geladeiras que identificam quando falta um item no estoque e outros adereços domésticos e pessoais. Mas, essa tecnologia vai mundo além disso e já está revolucionando um dos itens críticos da vida moderna: a mobilidade.

Segundo um estudo da ONU, a população mundial deve aumentar 66% até 2050. Com isso, o rápido avanço populacional e aumento do congestionamento serão cada vez mais desafiadores para líderes de políticas públicas, mas também para empresas que lidam com logística e mobilidade. Dentro desse cenário, a conectividade IoT é uma grande aliada, uma vez que permite uma mobilidade inteligente e sustentável.

Conectividade e interação são tendências na mobilidade. Algumas inovações ainda estão distantes, porém, temos muitas que já estão fazendo parte do nosso dia a dia. Abaixo, explicaremos como essa tecnologia pode ser usada na prática!

Saiba mais: Você conhece Internet das Coisas (IoT)? Entenda sua relação com o M2M

Conectividade IoT na mobilidade urbana

A Internet das Coisas (IoT) pode ser aplicada em diversos aspectos da mobilidade. Atualmente, a IoT já é usada para o monitoramento de vias e radares, reconhecimento de placas de veículos e sensores para quantificar o fluxo de pedestres e ciclistas em vias púbicas.

E não para por aí. Algumas cidades brasileiras já usam os semáforos inteligentes. Essa tecnologia permite redirecionar o tráfego de acordo com a movimentação de carros e pedestres, tornando o fluxo de trânsito muito mais otimizado.

Outras aplicações do IoT se mostraram ainda mais inovadoras. Como foi o caso de Londres, onde estudantes criaram uma tecnologia que converte a vibração de pedestres e carros nas vias públicas em energia, que pode fornecer eletricidade para postes de iluminação, semáforos e outros dispositivos. Estamos caminhando para um futuro no qual poderemos vivenciar o conceito de uma mobilidade inteligente, que se refere a tornar o transporte mais eficiente e flexível.

Imagine só o quanto que essas novidades podem trazer produtividade e redução de custos para a cidade?

Conectividade IoT para empresas

Não é só na administração pública que a conectividade IoT traz benefícios. Para empresas, a Internet das Coisas é uma das tecnologias fundamentais para prepará-las para o futuro.

Segundo o Relatório IoT Spotlight 2020, realizado pela Vodafone, 73% das organizações que utilizam IoT acreditam que as empresas que não adotarem a tecnologia em cinco anos ficarão para trás.

O motivo para isso é claro: a Internet das Coisas pode trazer mais produtividade, inteligência e eficiência para empresas em diversos aspectos.

Quando tratamos de logística e mobilidade, a conectividade IoT pode ser aplicada para mapear rotas inteligentes de acordo com o tráfego, diagnosticar problemas nos veículos precocemente e muito mais.

Um dos exemplos da aplicação da IoT para empresas é a telemetria (uma tecnologia que unida ao IoT é capaz de mensurar nível de fadiga do condutor, combustível, rastreamento e manutenção).

Tudo isso, traz benefícios imensuráveis para os condutores de veículos e para empresas que desejam otimizar custos, gestão e performance. Então, já pensou em utilizar a Internet das Coisas (IoT) como uma aliada para o seu negócio?

Sobre a Arqia

A Arqia é uma operadora focada em conectividade IoT M2M (Machine to Machine), que viabiliza soluções para que empresas otimizem suas tarefas, gerando uma operação mais fluída e ajudando a alcançarem seus objetivos. Por sermos especialistas em IoT, estamos sempre trazendo novidades sobre a tecnologia e dicas para que a sua empresa possa aplicar no dia a dia. Acesse nosso site e saiba mais sobre nós!

Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!