Um carro ultraconectado


Uma solução inédita de M2M da Vodafone foi implantada no modelo de carro i3 da BMW, trazendo acesso à internet, interação com smartphones, concierge com central telefônica e até mesmo um sistema de detecção de acidentes graves .

Tecnologia inovadora

A Vodafone, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, e o BMW Group inovaram ao selar uma parceria para incluir serviços inovadores de M2M e IoT (internet das coisas) no mais recente modelo da montadora no Brasil, o BMW i3. Trata-se de uma tecnologia inédita no País, em que o carro já sai da fábrica alemã com um SIM Card embarcado, oferecendo uma série de benefícios aos usuários, sem custos e sem a necessidade de configuração para a rede da Vodafone no País ou pareamento com o smartphone do proprietário. Por meio do SIM Card, é possível utilizar a a tecnologia Connected Drive do veículo, que permite acesso à internet em uma tela widescreen localizada no painel. Com ela, é possível realizar a interação com smartphones a partir de diversos aplicativos da BMW, calcular rotas com base em informações de trânsito em tempo real por GPS e acessar redes sociais. O sistema também disponibiliza um serviço de concierge com uma central telefônica, por onde o usuário pode contatar a central de atendimento e pedir para que seja localizado algum estabelecimento nas imediações ou solicitar informações turísticas, por exemplo. Dependendo do caso, pode até realizar uma operação completa, como um envio de flores.

 

Além disso, a alta tecnologia de interconexão do SIM Card da Vodafone permite que o sistema detecte casos de acidente grave e automaticamente estabeleça contato com o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), enviando a localização do veículo e dados precisos, verificados por telemetria, como número de pessoas a bordo e airbags estourados. “Não existe nada semelhante no Brasil, em termos de funcionalidade, nos carros presentes no mercado”, aponta Arthur Ribeiro, Gerente de Marketing da Vodafone. Segundo ele, a configuração do SIM Card alemão para a rede da Vodafone no Brasil é feita automaticamente, sem necessidade de intervenção para realizar a instalação. “Para isso, criamos um modelo específico do SIM Card.” Toda a criação do sistema presente no painel do carro, segundo Ribeiro, levou cerca de um ano para ser viabilizado.

 

Controle independente

Cliente global da Vodafone, a BMW optou pela operadora na construção desse modelo de conexão não apenas por causa da possibilidade de transformação automática do SIM Card para a rede nacional, mas também pela facilidade de gerenciamento mundial dos dispositivos conectados. “Desenvolvemos para a montadora uma plataforma de gestão da conexão global, em que a BMW pode controlar online todos os dispositivos conectados, verificando o consumo da conexão dos clientes em vários países”, explica Ribeiro. “Da Alemanha, a operadora consegue, por exemplo, visualizar o consumo por dispositivo e o consumo por acesso dos clientes no Brasil e comunicar à Vodafone casos de falha em algum serviço.” De acordo com o gerente de marketing da Vodafone, isso deixa a BMW mais independente na gestão da conexão de seus consumidores e livre para administrar todas as informações presentes na plataforma. “Ter controle global desse serviço foi fundamental para que a matriz alemã nos escolhesse”, ressalta. A previsão é de que essa tecnologia passe a ser embarcada também em novos modelos BMW, ainda não definidos pela montadora.

Ainda está com dúvidas?

Fale com um especialista

Preencha o formulário e um de nossos especialistas irá entrar em contato com você.

Um dos pilares mais importantes da Arqia é o atendimento de excelência aos nossos clientes. Priorizamos a exclusividade e um relacionamento próximo, garantindo suporte personalizado em cada interação.

Nossa equipe especializada em conexão IoT M2M está sempre pronta para oferecer o suporte necessário, com atuação global e foco total no sucesso do seu negócio.

1 Dados do contato
2 Interesse
Ao clicar em enviar você concorda com nossos Termos de uso.
Mensagem enviada! Formulário recebido! Obrigado por nos procurar. Em breve, um de nossos especialistas te ajudará a encontrar as melhores soluções para o seu negócio. Fique de olho no seu Whatsapp!

Já é nosso cliente e precisa de ajuda?

Ligue gratuitamente pra nossa central de atendimento ou converse conosco pelo WhatsApp:

Promo Marketplace

Descubra o primeiro marketplace exclusivo para o mercado de IoT