Internet das Coisas

Você sabe o que é APN e VPN? Conheça suas principais características e vantagens

Você sabe o que é APN e VPN? Conheça suas principais características e vantagens

apn e vpn

É praticamente impossível pensar em equipamentos ou dispositivos que não possuam conexão com a internet nos dias de hoje. Especialmente com o mundo enfrentando uma pandemia, estar conectado de forma remota ou efetuar serviços a distância tornou-se mais do que uma necessidade.

O home office ou trabalho remoto já é uma realidade em nosso país há alguns anos. De acordo com dados do IBGE de 2018, 3,8 milhões de brasileiros trabalhavam dentro de casa. Hoje, devido a pandemia, a quantidade de pessoas exercendo suas funções em suas residências é bastante expressivo.

Quando conectamos entre si dispositivos de comunicação sem fio, a troca de informações entre os sistemas acontece por meio de pontos de acesso que podem ser públicos (disponibilizados pelas operadoras) ou privados (rede privada construída a partir de uma infraestrutura de rede pública).

Muito provavelmente, você já ouviu os termos que se referem a cada um desses pontos de acesso: APN, nos casos de redes públicas, e VPN, que corresponde às redes privadas. Neste artigo, vamos explicar o significado, além de como eles funcionam em suas respectivas realidades.

O que é APN?

O termo APN vem do inglês “Access Point Name” (Nome do Ponto de Acesso, em português) e corresponde ao endereço que permite todo o tráfego de informações do dia a dia, como ligações de voz pela internet, videoconferências ou mesmo operações M2M e Internet das Coisas (IoT).

Basicamente, APN é uma “porta” que conecta um dispositivo a uma rede. Cada operadora possui sua APN. Por ser pública, a quantidade de tráfego é volumosa, o que pode causar certa lentidão ao transmitir dados. É como se fosse uma praça de pedágio lotada de carros, onde o sistema manual corresponde à APN.

O que é VPN?

VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual, em português). Ela permite conexões encriptadas entre os pontos ou redes, ocultando sua identidade online. Isso dificulta o rastreio de atividades na web e torna mais difícil as interferências externas que possam causar o roubo de dados.

Na prática, um VPN “esconde” o seu IP, impedindo que terceiros vejam os locais que você visita virtualmente ou que tipo de dados seu dispositivo está transmitindo ou recebendo. Uma rede VPN funciona como uma peneira, embaralhando todas as informações que estão circulando nela.

Quais as vantagens do APN e do VPN?

Uma das vantagens do APN é que ele está presente na configuração padrão de todos os dispositivos móveis que possuem conexão à rede móvel. Basta adquirir um aparelho e conectá-lo usando um serviço fornecido por uma operadora.

Já o VPN, como já vimos, permite uma conexão mais segura entre pontos diferentes. Por ter criptografia e transferência de dados seguras, além de autenticação confiável a todos que queiram usá-la, muitas empresas têm optado pela rede VPN.

Para equipes que trabalham em campo ou mesmo em home office, é importante que colaboradores tenham acessos a redes, pastas e sistemas, de forma remota e segura além de controlar a permissão ou bloqueio de IPs e sites específicos.

Gostou deste artigo? Você também encontra as características de redes APN e VPN neste material que preparamos para te ajudar. Nele você confere como elas garantem mais segurança, privacidade e exclusividade.

Se você deseja ter mais controle sobre a utilização da sua conectividade e a de seus colaboradores, entre em contato com a gente!

Gostaria de saber mais sobre a utilização da conectividade? Entre em contato com a gente!

 

Tags:
, ,