Como as redes 2G e 4G podem impactar o seu negócio?
Como as redes 2G e 4G podem impactar o seu negócio?
Antes de entrarmos no assunto em si, é importante dizer que hoje, por conta das atualizações das conectividades oferecidas no mercado brasileiro, as operadoras de telefonia móvel têm as redes 2G, 3G, 4G e 5G em funcionamento.
Se olharmos para as ofertas ao consumidor final, ficaremos com a impressão de que o 4G é unânime e que o 5G é a nova realidade. Contudo, se nos atentarmos a alguns segmentos do mercado, como o de rastreamento veicular ou o de meios de pagamento, por exemplo, perceberemos que o 2G ainda é muito forte e ativo para esses devices (equipamentos).
Aqui vale dizer que se consultarmos as operadoras de telefonia móvel, os especialistas do segmento ou até mesmo os órgãos reguladores, notaremos que o desligamento do 2G e do 3G ainda não tem uma data certa para acontecer. Contudo, em algumas cidades menores, as coberturas 2G e 3G já não estão mais disponíveis. E é nesse lugar de incertezas que o mercado se encontra hoje!
Por um lado, o interesse de descontinuar essas bandas para liberar espectro para novas tecnologias, viabilizando mais energia e capital, como é o caso da própria expansão do 5G (que hoje tem a cobertura das operadoras na casa dos 30%). Nesse sentido, seria importante que as empresas começassem a considerar outra opção de conectividade (além do 2G) para seus equipamentos.
Por outro lado, parte significativa do mercado de serviços ainda conta com a tecnologia do 2G, o que significa dizer que a troca seria inviável para várias empresas.
A verdade é que por não termos uma resposta definitiva em relação às coberturas, mas é importante estarmos atentos às saídas possíveis que o mercado pode oferecer. Um exemplo desses é o produto IoT M2M Connect Dual C da Arqia, que oferece o melhor das redes 2G e 4G em um único SIM Card, enquanto estiverem disponíveis nas redes de acesso brasileiras.
Como citado aqui, o mercado se encontra em um lugar de incertezas em relação às coberturas, contudo, uma coisa é fato, esteja o mercado de serviços no 2G ou em processo de migração para o 4G, contar com um produto como o IoT M2M Connect Dual C é a garantia de conectividade sem reprogramar ou onerar as operações da empresa.