O que é agricultura 4.0 e porque é importante para o seu negócio
A conexão entre pessoas e dispositivos já é uma realidade no mundo todo, a Agricultura 4.0 prova que nem o campo ficou de fora dessa transformação digital.
Aliando conectividade, alta tecnologia e produtividade, essa nova realidade impacta positivamente na rotina e nos resultados dos produtores rurais brasileiros.
E como a Arqia é referência no mercado de Plataforma de Conectividade IoT M2M, com forte atuação no mercado Agro, construímos este conteúdo para você.
Quais as vantagens e desafios dessas tecnologias no Brasil?
Utilizar a tecnologia na agricultura possibilita diversas vantagens aos produtores rurais:
● Diminuição de custos. Principalmente nesse momento em que os investimentos no campo estão elevados;
● Produtividade. Quanto mais eficiente, mais ganhos ele terá na sua lavoura;
● Tomada de decisão mais eficiente. Quanto mais dados coletar sobre sua produção, melhor será a redução de custos e a busca de melhorias;
● Controle de pragas;
● Telemetria de maquinários;
Por outro lado, é importante destacar que o maior desafio que o produtor rural terá com a agricultura digital é o alto investimento em tecnologias e infraestrutura.
Os principais desafios da implementação da Agricultura 4.0
Como falamos anteriormente, um dos maiores desafios no desenvolvimento da Agricultura 4.0 é o investimento em infraestrutura de telecomunicações nas áreas rurais.
O caminho para a implementação da Agricultura Digital ainda é longo. Principalmente pela tradição de diversos produtores rurais, além do alto investimento na automatização das lavouras.
Estima-se que apenas 5% das lavouras possuem acesso à internet. Esse número mostra a grande carência do Brasil em infraestrutura de conexão.
Conheça a Agricultura Digital
O termo “Agricultura 4.0” surgiu no ano de 2018, com a publicação do relatório chamado Agriculture 4.0 – The Future Of Farming Technology, em colaboração com Oliver Wyman. O relatório traz quatro pontos fundamentais sobre o futuro da agricultura:
● Mudanças climáticas
● Crescimento populacional
● Escassez de recursos naturais
● Desperdício de alimentos.
A expressão trata-se de uma agricultura mais moderna, inteligente e eficiente. Ela busca ferramentas na tecnologia para reduzir os impactos causados, o aumento na produtividade e a capacidade de beneficiar toda a cadeia de suprimentos.
Quais são as tecnologias disponíveis?
Listamos quatro exemplos de tecnologias utilizadas na Agricultura 4.0:
● Big Data
● Agricultura de precisão
● Internet das Coisas (IoT)
● Drones.
A Agricultura 4.0 representa a conectividade entre a máquina, o homem e a tecnologia. Ela faz uso de diferentes ferramentas, em busca do aumento da produtividade das lavouras e da redução de perdas.
LEIA TAMBÉM: Seja uma operadora virtual
LEIA TAMBÉM: Projetos de IoT: como a
Internet das Coisas pode mudar a mobilidade urbana?
A importância da Agricultura 4.0 no Brasil
Uma outra forma de pensar em Agricultura 4.0, é através do termo Agricultura Digital. Trata-se da mesma forma de pensar a Agricultura, ou seja, através do uso de tecnologias.
Segundo Silvia Massruhá, chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é um dos países que mais investe no emprego de Tecnologia da Informação. Principalmente na área de produção de commodities, como soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, frutas cítricas, café e carnes.
O Brasil é um dos maiores produtores de grãos no mundo todo, ultrapassando os Estados Unidos como o maior produtor de soja.
Por isso, investir em novas ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir o impacto causado é fundamental no desenvolvimento da Agricultura 4.0.
Quais produtos agrícolas cultivados no Brasil colaboraram com a modernização do país?
A modernização das lavouras, no Brasil, iniciou com o cultivo de soja, milho, algodão e a pecuária. Porém, há diversos projetos de investimentos para que se expanda a outros produtos agrícolas.
Quais são os desafios para adoção de tecnologias de Agricultura no Brasil?
- Falta de infraestrutura de conexão nas áreas rurais
- Investimento em tecnologias e serviços voltados para a agricultura
- Altos investimentos na automatização das lavouras
Qual o papel da Agricultura 4.0 na produção agrícola?
O papel principal da Agricultura Digital é a coleta de dados e informações em tempo real. Com esses dados sobre a propriedade vai ser possível fazer uma leitura que seja capaz de identificar falhas de operação.
Dessa forma, os produtores rurais podem reduzir as perdas e tomar decisões mais assertivas.
Como a tecnologia pode aumentar a produtividade nos campos?
Com a coleta de dados em tempo real é possível mapear todos os problemas da propriedade. Assim, fica fácil para o produtor tomar uma decisão que reduza as perdas, ou torne o campo mais produtivo.