O mercado de MVNO e seu potencial de rentabilidade
O mercado de MVNO surgiu como uma solução para a utilização dos serviços de conectividade de maneira customizada e com um investimento bem menor.
Através desse modelo de negócio, empresas com uma carteira de clientes extensa e uma marca sólida podem oferecer mais um serviço, aumentando seu portfólio de soluções e aproveitando o potencial de lucro de outro segmento: o de telefonia e banda larga.
Entenda como uma Operadora Móvel Virtual pode ser rentável!
Como funciona o MVNO?
Nesta modalidade de operação, uma empresa de qualquer segmento pode entrar no mercado de MVNO e aproveitar se seu potencial rentável sem investir milhões em infraestrutura.
Tornando-se uma Operadora Móvel Virtual Credenciada (MVNO), você pode oferecer à sua base de clientes um serviço de telefonia e banda larga utilizando de forma licenciada a estrutura de grandes empresas de Telecom como a Vivo, a Tim ou a Claro.
Com o serviço de MVNO Credenciada Arqia, sua empresa consegue colocar sua própria marca nos chips 4G a serem oferecidos para a sua clientela, além de poder personalizar com a sua identidade visual e logo o app de gestão de conectividade, tudo isso através do serviço MVNO White Label Arqia.
A partir daí, o papel da sua empresa será gerenciar o marketing e as vendas desse novo serviço, além de fornecer o Atendimento ao Cliente desse novo produto.
Como o mercado de MVNO se relaciona com a rentabilidade?
A rentabilidade no mercado de MVNO está diretamente relacionada à expansão do portfólio de serviços da sua empresa. A partir dessa tecnologia, você pode criar sua própria marca de telefonia e banda larga para atender a uma fatia do mercado que se vê insatisfeita com os serviços oferecidos por operadoras tradicionais.
Outro ponto que promove maior rentabilidade no mercado de MVNO é a economia dos recursos financeiros, visto que não é preciso despender de uma infraestrutura complexa para agregar os serviços de operação móvel, gerando, também, uma vantagem competitiva em relação à concorrência.
Em quais segmentos o MVNO se aplica?
Existem diversos segmentos nos quais uma Operadora Móvel Virtual pode atuar. O crescimento desse mercado é vantajoso em diversas perspectivas, tanto para as empresas que se tornam MVNO quanto para o consumidor final, que passa a ter mais alternativas para considerar na hora de consumir esse tipo de serviço.
No Brasil, setores que podem se beneficiar de sua entrada ao mercado de MVNO são:
- Telecom – ISPs (Provedores locais): provedores locais de Telecom podem expandir seus serviços para banda larga e rede móvel, oferecendo aos clientes planos com valores competitivos, aumentando assim a rentabilidade do seu negócio;
- Varejo: pode utilizar a MVNO para fidelizar ainda mais sua clientela, oferendo a um serviço diferenciado, com ofertas atrativas e atendimento exclusivo;
- Business: grandes empresas (como as do segmento financeiro, por exemplo) podem adquirir uma nova fatia do mercado através da MVNO, oferecendo aos seus clientes um serviço exclusivo;
- IoT e M2M: os mercados de Internet das Coisas e de conexão Machine to Machine pode se beneficiar oferecendo planos de banda larga que atendem às necessidades específicas desse segmento;
Saiba mais
Em parceria com o Grupo FoneLight, nossa primeira MVNO Credenciada, formulamos um material com as principais informações sobre o mercado de Operadora Móvel Virtual no Brasil e todo o seu potencial de rentabilidade.
Nele, você encontrará também as vantagens desse modelo de negócios e perspectivas do mercado de MVNO; quais modelos de operação são rentáveis no Brasil, além de entender a diferença entre uma MVNO Autorizada e uma MVNO Credenciada.