Internet das Coisas

Conectividade em automóveis: 150 milhões de carros conectados até 2020

Os veículos conectados serão cerca de 150 milhões de veículos e terão algum meio de conexão de rede sem fio até 2020, conforme projeção da Gartner.

A segurança foi o principal motivo desta nova era dos veículos. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, os acidentes de trânsito são uma das principais razões de óbitos no mundo e, entre pessoas de 15 a 30 anos, o índice chega 1,3 milhões de vítimas anualmente.

Mas o que mais os carros conectados podem fazer por nós?

Localização

Os benefícios da localização de seu veículo, vai além de saber onde você estacionou seu carro. Ela permite que você acompanhe a localização do veículo utilizando apenas um celular conectado à internet. Estas conexões alertam sobre o tráfego, colisões, alagamentos, além de outros fatores que possam prejudicar sua rota até seu destino.

Conforto e Facilidades

A conectividade pode tornar a condução mais confortável com informações sobre tráfego, clima, estacionamentos e outros serviços que o condutor deseja.

A tecnologia car-to-car communication trabalha no momento que, em pane do seu veículo, sensores enviam informações em tempo hábil para alertar os outros motoristas sobre problemas, evitando surpresas e aumentando a atenção dos mesmos.

Manutenção preventiva é algo que muitas vezes deixamos de fazer, não é? Com o diagnóstico de automóveis, os sistemas alertam o motorista para o momento certo de fazer a manutenção e prevenção de problemas com o seu próprio carro.

Funções de Segurança

Claro que não poderíamos falar do principal: a segurança. Dia-a-dia esse assunto vem se tornando mais próximos de nós. Um dos exemplos é o Advanced Driving Assistance Systems (ADAs) que contribui para a redução de acidentes e atua quando um obstáculo é detectado na via, trabalhando na prevenção de vidas e possíveis erros humanos.

Já presente fortemente na Europa, o eCall é um sistema em que sensores no carro se acionam automaticamente em caso de acidentes, fazem contato com o com a central de resgate e geram rapidez ao socorro chegar no local do acidente em menor tempo.

Aderir à conectividade Machine-to-Machine no setor automotivo traz diversas vantagens tanto para os motoristas quanto para os gerenciadores de frotas e a Arqia possui um modelo de negócio específico para este segmento garantindo segurança e confiabilidade em sua conectividade:

Quer conferir?

 



CTA - Conheça nossos planos M2M
Conheça nossos planos - Versao Mobile